Blog do Adriano Roberto


Toffoli decide que votação para a presidência do Senado será secreta
Autor
Adriano Roberto

Toffoli decide que votação para a presidência do Senado será secreta

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu hoje (9) que a votação para a eleição da nova Mesa Diretora do Senado, prevista para 1º de fevereiro, deverá ser secreta. A decisão foi tomada pelo ministro em função do período de recesso no Judiciário.

Na decisão, o presidente aceitou o recurso protocolado pelo SD e MDB, além da advocacia do Senado, para derrubar a decisão proferida pelo ministro Marco Aurélio, que, no dia 19 de dezembro, antes do início do recesso, aceitou um mandado de segurança do senador Lasier Martins (PSD-RS) para determinar que a votação seja feita de forma aberta.

A votação secreta está prevista no Regimento Interno do Senado, no entanto, Marco Aurélio entendeu que a regra é inconstitucional. "O princípio da publicidade das deliberações do Senado é a regra, correndo as exceções à conta de situações excepcionais, taxativamente especificadas no texto constitucional", escreveu o ministro.

Mais cedo, em outra decisão, Toffoli decidiu manter votação secreta para a eleição da presidência da Câmara, também prevista para 1º de fevereiro.  O ministro rejeitou mandado de segurança protocolado deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP), que defendeu que a votação dos parlamentares para eleger novo presidente da Casa fosse aberta.



Universidade Federal de Pernambuco abre concurso para Professores
Autor
Adriano Roberto

Universidade Federal de Pernambuco abre concurso para Professores

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou a abertura de seu novo concurso público. O certame é regulado pelo edital nº 1/2019 e tem como finalidade promover a admissão de dois servidores no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior.

As vagas são para a área/subárea de Cirurgia/Cirurgia Ortopédica. Para participar, é preciso ser Graduado em Medicina e Mestre Especialista em Ortopedia e Traumatologia.

Os servidores aprovados serão remunerados com vencimentos de R$ 2.786,27, para atuação em jornadas de trabalho de 20 horas por semana. A lotação será na Faculdade de Medicina, em Recife – PE.

As inscrições ficam abertas no período de 28 de janeiro e 26 de fevereiro de 2019, das 8h às 12h e 14h às 17h, na Secretaria do Centro de Ciências Médicas – Faculdade de Medicina da UFPE. O endereço é: Av. Ciências da Vida, s/n, Cidade Universitária, Recife – PE. Será cobrada taxa no valor de R$ 239,00.

A seleção dos candidatos será feita por meio das seguintes etapas: prova escrita, prova didática e prova de títulos. As provas serão realizadas no prazo de até 120 dias a contar da data de encerramento das inscrições.

O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital completo com mais informações sobre o Concurso UFPE – 2019 está disponível no seguinte link: Edital nº 1/2019



Professor pernambucano está entre os 50 melhores do mundo
Autor
Adriano Roberto

Professor pernambucano está entre os 50 melhores do mundo

O pernambucano Jayse Ferreira, de 38 anos, puxou pela veia artística de seus alunos na pequena Itambé, cidade pernambucana na divisa com a Paraíba. Comovido com a paixão deles pela saga Harry Potter – e isso em uma cidade que nem cinema tem –, ele levou as aventuras do bruxinho britânico para dentro da sala de aula. Professor de arte do Ensino Médio, Ferreira produziu, junto com os estudantes, o curta-metragem Harry Potter, O Recomeço, obra que chegou a figurar na página oficial da saga. Animado, o grupo filmou outro curta, este baseado no jogo Minecraft. A turma também se envolveu em um ensaio fotográfico com roupas típicas de vários países do mundo. Em 2017, graças a uma parceria com um shopping em João Pessoa (a capital mais próxima), o professor levou os alunos ao cinema pela primeira vez.

Há três anos, a paulistana Débora Garofalo, de 39 anos, professora da rede pública desde os 26, reparou que seus alunos não iam à escola em dias de chuva por causa das enchentes – ocasionadas pelo excesso de lixo no bairro Vila Babilônia, na periferia da capital paulista. Resolveu então transformar suas aulas de Informática Educativa em oficinas de robótica usando sucata coletada pelos próprios estudantes entre os dejetos acumulados nas redondezas. Deu-se aí uma limpeza geral. O projeto mobilizou toda a comunidade e, em três anos, uma tonelada de material reciclável saiu das ruas e virou máquina de refrigerante, um pequeno helicóptero, até um carrinho automático que toca a música-tema de Frozen.

Foi a combinação de originalidade e simplicidade, aliada aos bons resultados medidos no boletim dos alunos e na frequência escolar, que renderam a Débora e Ferreira um lugar entre os 50 professores finalistas da quinta edição do Global Teacher Prize, premiação promovida pela Fundação Varkey e considerada uma espécie de Prêmio Nobel da educação. Os dois professores brasileiros foram selecionados entre mais de 10 mil candidatos de 179 países. No ano passado, o paulista Diego Mahfouz, diretor da Escola Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto, ficou entre os 10 melhores. A vencedora foi a britânica Andrea Zafirakou, responsável por uma escola na periferia de Londres que acolhe refugiados e possui alunos de mais de 100 etnias.

“Passei por um grande teste de resistência, porque minha comunidade era muito machista”, disse Débora, à VEJA. “Não é comum ver uma mulher trabalhando com robótica. Tive que conquistar as meninas também, ensinar que podiam ser o que quiserem e, depois, conquistar a comunidade. Meus colegas aprovaram logo de cara, mas senti falta de parcerias”, explica a professora, que aprendeu programação sozinha, através de tutoriais na internet. O apoio maciço veio com a queda da evasão escolar. “São crianças que não têm nenhum acesso à tecnologia e descobriram o ouro quando se viram construindo seus próprios brinquedos”, comemora Débora. O objetivo, atualmente, é mostrar que sua ideia pode ser adotada em qualquer escola – um dos critérios do prêmio é justamente a reprodutibilidade dos projetos.

Para a produção do ensaio fotográfico e dos curta-metragem, Ferreira precisou, como sempre, driblar a falta de recursos – além de alguma resistência da escola. “A maioria é filho de cortador de cana, não posso pedir muito deles. O jeito é ir ao comércio atrás de contribuição de roupa, ir ao cabeleireiro conseguir maquiagem e penteados, enfim, envolver a comunidade inteira”, diz o professor, formado em arte e filosofia, que diz ter buscado inspiração em uma professora da faculdade. “Ela sempre me dizia: dê a aula que você gostaria de assistir. Por isso, pergunto sempre aos alunos do que eles gostam. Os professores estão acostumados com todo mundo quietinho e a minha sala de aula é barulhenta”, afirma.

O prêmio máximo do Global Teacher Prize é de 1 milhão de dólares. O vencedor será anunciado no Fórum Global de Educação e Habilidades, em Dubai, em 24 de março de 2019. Fonte: Veja.



Revéillon dos presos da Lava Jato teve show sertanejo
Autor
Adriano Roberto

Revéillon dos presos da Lava Jato teve show sertanejo

O Conselho da Comunidade, órgão de execução penal que trabalha em 11 presídios da região metropolitana de Curitiba, organizou uma festa de fim de ano no Complexo Médico-Penal (CMP) da capital paranaense, onde estão alguns presos da Operação Lava Jato, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Netto.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da “Folha de S. Paulo”, a celebração do novo ano no CMP teve esfirra de carne da rede de lanchonete Habib’s, bolo de goiaba, refrigerante e show da dupla sertaneja Bruno César e Leandro, que tocou em todas as galerias do presídio.

Na ala reservada aos presos da Lava Jato, as portas das celas foram abertas. Além da comida e da música, os detentos também tiveram um momento de fé, com rodas de oração comandadas por representantes católicos e evangélicos.



Fabricante de armas dos EUA pode se instalar em PE
Autor
Adriano Roberto

Fabricante de armas dos EUA pode se instalar em PE

A fabricante americana de armas Sig Sauer, uma das muitas fornecedora do Exército dos Estados Unidos, pretende abrir uma fábrica no Brasil até 2020, com investimento de U$S 54 milhões.

A implementação depende de uma eventual abertura de mercado brasileiro, hoje fechado para os estrangeiros.

Com a eleição de Jair Bolsonaro, favorável à abertura, representantes da companhia reuniram-se com a Secretaria Nacional de Segurança Pública para tratar do tema.

A empresa ainda estuda qual o estado mais indicado para a instalação da fábrica. Os candidatos são Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Goiás e Pernambuco.

A Sig Sauer vendeu 21.000 pistolas no Brasil desde o final de 2017. A companhia também tem a intenção de instalar, ainda em 2019, dois centros de treinamento no país, com investimento de U$S 2 milhões em cada um. Fonte: Revista Exame



Bolsonaro desiste de base militar norte-americana no Brasil
Autor
Adriano Roberto

Bolsonaro desiste de base militar norte-americana no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro desistiu da instalação de uma base militar dos Estados Unidos em território brasileiro. O recuo aconteceu depois da má repercussão da ideia entre os líderes militares do Brasil.

De acordo com a “Folha de S. Paulo”, o presidente comunicou aos comandantes militares e oficiais generais da cúpula das Forças Armadas, em mensagem passada pelo ministro da Defesa, o general Fernando Azevedo e Silva, que não haverá base americana no Brasil enquanto ele for presidente.

A possibilidade da instalação da base norte-americana foi anunciada por Bolsonaro durante uma entrevista ao SBT, na semana passada. A intenção foi confirmada, em seguida, pelo ministro das Relações Exteriores, o chanceler Ernesto Araújo. Na sequência, o secretário de Estado de Donald Trump, Mike Pompeo, elogiou a iniciativa brasileira. No entanto, a possibilidade desagradou o Alto Comando do Exército.



Familiares de Queiroz serão ouvidos pelo MP-RJ nesta terça-feira
Autor
Adriano Roberto

Familiares de Queiroz serão ouvidos pelo MP-RJ nesta terça-feira

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) vai ouvir nesta terça-feira (8) familiares de Fabrício Queiroz, ex-motorista e ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o G1, os depoimentos serão colhidos pelo Grupo de Atribuição Originária do Procurador-Geral de Justiça.

Como se sabe, Queiroz foi citado em um relatório apresentado pelo Conselho de Controle de Atividades (Coaf). Segundo o documento, anexado à investigação que resultou na Operação Furna da Onça, um desdobramento da Lava Jato no Rio, o ex-assessor de Flávio Bolsonaro movimentou R$ 1,2 milhão em uma conta bancária no período de um ano, o que foi considerado atípico. Na época, ele recebia salário de R$ 23 mil mensais.

Além disso, o relatório do Coaf diz que Queiroz repassou R$ 24 mil para primeira-dama Michelle Bolsonaro. Sobre este valor, o presidente Jair Bolsonaro disse que faz parte da quitação de um empréstimo feito por ele ao ex-assessor do filho.

Nas duas ocasiões em que deveria depor ao MPRJ, Fabrício Queiroz não compareceu, alegando problemas de saúde. A defesa do ex-assessor de Flávio Bolsonaro diz que ele estará à disposição para prestar depoimento “tão logo tenha autorização médica”.

DEPOIMENTO DE FLÁVIO BOLSONARO

Flávio Bolsonaro tem um depoimento agendado para a próxima quinta-feira (10). No entanto, o senador ainda não respondeu ao convite do Ministério Público do Rio de Janeiro. O filho de presidente nega ter cometido qualquer ilegalidade.



Bolsonaro faz reunião ministerial nesta terça-feira para debater metas
Autor
Adriano Roberto

Bolsonaro faz reunião ministerial nesta terça-feira para debater metas

O presidente Jair Bolsonaro se reúne nesta terça (8) com o Conselho de Ministros. Ele pretende conversar com os ministros sobre as ações que pretendem executar até o fim do mês, eventuais medidas para redução de gastos e planos. É a segunda reunião em menos de uma semana. A primeira foi no dia 2.

A expectativa é que seja discutida a reforma da Previdência cujo texto, elaborado pela equipe econômica, deve ser enviado ao Congresso Nacional. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, a primeira reunião foi de alinhamento e definição de tarefas.

Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu de Bolsonaro a tarefa de definir os principais pontos do texto que o governo pretende encaminhar aos parlamentares neste semestre.

Para o presidente, a proposta deve incluir a fixação de idade mínima, de forma gradual, para aposentadoria. Assim, os homens teriam piso de 62 anos e mulheres, de 57.

Outra missão repassada a todos as pastas foi uma lista de medidas que cada ministro pretende colocar em prática já nas próximas semanas, além de uma varredura nas contas de cada uma delas e a análise, principalmente, dos gastos feitos nos últimos dias da gestão Michel Temer.

A equipe de Bolsonaro identificou "uma movimentação incomum de exonerações e nomeações e recursos destinados a ministérios".

Com isso, o recado para os ministros foi o levantamento de atos e gastos dos últimos 30 dias. Pelo menos parte desses relatórios deve ser apresentada no encontro desta terça-feira. Com informações da Agência Brasil.



IF Sertão-PE abre seleção de Técnicos em Linguagem de Sinais
Autor
Adriano Roberto

IF Sertão-PE abre seleção de Técnicos em Linguagem de Sinais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão) lançou o edital nº 61/2018 que abre um novo processo seletivo público que busca contratar, por tempo determinado, três Profissionais Técnicos Especializados em Linguagem de Sinais (Libras) de nível superior para lotação nos campi de Petrolina (2) e Santa Maria da Boa Vista (1).

A função exige graduação em tradução e interpretação em letras/libras ou graduação mais certificação de proficiência em tradução e interpretação de Libras, ou ainda graduação com certificação Prolibras. O salário será de R$ 4.180,66, por jornada de trabalho de 40 horas por semana, mais benefícios de auxílio-alimentação no valor de R$ 458,00, auxílio pré-escolar no valor de R$ 321,00 por dependente até os cinco anos de idade e auxílio-transporte.

O contrato terá duração de um ano, com possibilidade de prorrogação, a critério da Administração, até o limite máximo de dois anos.

Notícias relacionadas
Concursos DETRAN 2019: veja os editais previstos Concurso INSS 2019: novo governo analisa pedido Concurso Agente Penitenciário 2019: Veja a previsão em cada estado Concursos SP: Governador suspende editais já autorizados para reavaliação
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://concurso.ifsertao-pe.edu.br/copese até as 23h59min do dia 17 de janeiro de 2019. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular e prova de desempenho prático. A prova prática será realizada entre os dias 02 e 03 de fevereiro de 2019, na cidade de Petrolina-PE, no local e horário a ser divulgado pela comissão organizadora do processo seletivo.

A validade da seleção será de dois anos a contar da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União (D.O.U.), podendo ser prorrogado por igual período a critério do IF Sertão-PE.

Veja aqui : Edital Processo Seletivo IF Sertão-PE 61/2018



Anderson Ferreira entra para o Ministério Novas de Paz
Autor
Adriano Roberto

Anderson Ferreira entra para o Ministério Novas de Paz

Em cerimônia realizada neste sábado (05), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR) foi recebido como membro da Igreja Assembleia de Deus (Ministério Novas de Paz). "Aqui me sinto acolhido, cuidado e valorizado. O Ministério Novas de Paz é uma verdadeira família que, assim como a nossa, se preocupa com princípios. Nossa identificação foi imediata. Estou muito feliz", declarou Ferreira. 

O prefeito foi recebido durante a primeira Santa Ceia do ano, uma dos momentos mais prestigiados pela denominação. "O Ministério Novas de Paz nasceu em Jaboatão, bem pertinho ao Monte dos Guararapes. É uma alegria ter agora o prefeito da nossa cidade como membro da nossa igreja", vibra Clarissa Tércio, filha do pastor presidente, Francisco Tércio.

Em sua primeira disputa, Clarissa foi eleita deputada estadual em outubro, pelo PSC, com quase 51 mil votos. "Defender a família sempre foi uma das bandeiras da nossa igreja. O prefeito Anderson também acredita que a família é um projeto de Deus, inclusive, lutou pelo (Estatuto da Família) quando foi deputado federal lá em Brasília", lembra a parlamentar Tércio que assumirá o mandato no dia 1° de fevereiro.

Números - Em Pernambuco, a Assembleia de Deus (Novas de Paz) possui 150 igrejas e aproximadamente 20 mil membros. O Ministério também comanda a Rede Novas de Paz de Comunicação, operando com cinco emissoras de rádio na RMR. Com programação diferenciada, a Novas de Paz lidera a audiência na frequência FM. Já são oito meses na primeira colocação geral.



Vereador petista do Sertão se solidariza com sindicalista
Autor
Adriano Roberto

Vereador petista do Sertão se solidariza com sindicalista

Do Blog Nill Júnior - O vereador de PT de Serra Talhada, Sinezio Rodrigues, divulgou nota se colocando solidário contra a situação demissionária do presidente do Simpol, Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Áureo Cisneiros. Veja a nota abaixo:

Venho através desta, tornar pública minha posição política e empenhar meu total apoio e solidariedade ao Presidente do SINPOL, Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, o companheiro Áureo Cisneiros, que enfrenta um posicionamento arbitrário e antidemocrático do Governador Paulo Câmara, cujo governo encaminha medidas no sentido de demitir o sindicalista por incapacidade de manter uma postura democrática, onde a tolerância no trato das divergências é indispensável.

A atitude do governador e seus auxiliares é, absolutamente, contraditória com o discurso que o mesmo sustentou na recente campanha eleitoral, na qual o povo decidiu pela sua reeleição.

O momento que vivemos no país, onde divergir, ser representante de uma categoria de trabalhadores ou ser liderança de movimentos sociais, é ousar ser contra o autoritarismo que as forças anti-democráticas tentam nos impor, e exige das lideranças que se colocam no campo democrático um compromisso prático e efetivo com os valores democráticos.

Nesse sentido, é inaceitável um partido que escreve a palavra socialismo na sua bandeira, tentar calar de forma autoritária um sindicalista.

Eu, Sinézio Rodrigues, ex presidente do SINTEST e vereador de Serra Talhada pelo Partido dos Trabalhadores, exercendo um mandato comprometido com os/as trabalhadores/as, nas lutas por direitos e condições dignas de trabalho e vida, manifesto minha solidariedade ao companheiro Áureo Cisneiros, me colocando a disposição para contribuir na defesa da garantia de direitos e da liberdade de expressão.

“Podem morrer as pessoas, mas nunca suas ideias.”

Vereador Sinézio Rodrigues – PT Serra Talhada

Serra Talhada , 06 de janeiro de 2019