Blog do Adriano Roberto


Cabrobó e Floresta recebe Frente Parlamentar em Defesa do SF
Autor
Adriano Roberto

Cabrobó e Floresta recebe Frente Parlamentar em Defesa do SF

Berços da transposição, pontos de partida do projeto de integração de bacias, Cabrobó e Floresta recebem nesta sexta-feira (17) a Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco para discutir em audiência pública as consequências do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) para o rio, com foco nos riscos aos usos múltiplos das suas águas. Os deputados estaduais Lucas Ramos (PSB) e Fabrizio Ferraz (PHS), respectivamente coordenador e vice-coordenador do colegiado, comandam a realização dos debates.

A primeira audiência será em Cabrobó, às 9h, na Câmara de Vereadores. À tarde, Floresta receberá o debate a partir das 14h também na sede do Poder Legislativo municipal. “Vamos apresentar o cenário de destruição que o rompimento da barragem provocou em Brumadinho, levando a óbito 240 pessoas além de outras 32 desaparecidas, matando também o Rio Paraopeba e que agora ameaça a qualidade da água do São Francisco.

A audiência pública é o momento de mobilizar a sociedade, que precisa estar atenta ao assunto para construir soluções e conter as ações que minimizem o impacto ambiental, além de evitar que novos desastres aconteçam”, explicou Lucas Ramos.

O deputado ressaltou que o desastre em Minas Gerais pode afetar a vida de milhões de brasileiros. “São 13,5 milhões de pessoas atendidas pela transposição do Velho Chico e a chegada dos rejeitos minerais no seu leito pode comprometer a agricultura, a pesca artesanal, o abastecimento, o turismo e a geração de energia”, afirmou.

Segundo análises de pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco, o Rio São Francisco vem se contaminando desde o dia 12 de março, data em que a lama de rejeitos alcançou a represa de Três Marias - distante 330 Km da barragem destruída.

Para o vice-coordenador da Frente, deputado Fabrizio Ferraz, levar o debate à população é fundamental para que seja feito um diagnóstico real do impacto que pode vir a ser gerado na vida das pessoas com a chegada dos rejeitos.

“Precisamos ouvir a todos que, de alguma forma, dependem do Rio São Francisco, seja social ou economicamente, para que possamos, junto aos órgãos competentes, elaborar estratégias e buscar alternativas para impedir a chegada dessa pluma, uma vez que rio é essencial para a nossa região”, disse. O parlamentar defendeu ainda agilidade nas ações. “Já se passaram mais de 50 dias desde o desastre e agora precisamos correr contra o tempo. Todos os esforços serão necessários para impedirmos a contaminação do rio São Francisco”, finalizou Fabrizio Ferraz.

TRAGÉDIA - No dia 25 de janeiro a parede de sustentação da barragem 1 do complexo Córrego do Feijão desmoronou, despejando quase 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos minerais no leito do Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. A lama cobriu prédios administrativos da mineradora Vale, incluindo refeitório onde muitos trabalhadores almoçavam na hora do rompimento. Uma usina de beneficiamento foi atingida além de casas, uma pousada, propriedades rurais, plantações e áreas da Mata Atlântica.



Fachin levará ao plenário pedido para suspender inquérito das fakes aberto por Toffoli
Autor
Adriano Roberto

Fachin levará ao plenário pedido para suspender inquérito das fakes aberto por Toffoli

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira, 14, levar ao plenário da Corte um pedido de medida liminar do partido Rede Sustentabilidade para suspender o inquérito das fake news, instaurado pelo próprio Supremo para apurar ameaças e ofensas disparadas contra integrantes da Corte e seus familiares.

O inquérito foi aberto por iniciativa do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, a quem cabe definir o que será julgado pelos 11 ministros nas sessões plenárias. Ainda não há previsão de quando o pedido da Rede será analisado pelos integrantes do Supremo.

As investigações são contestadas não só pela Rede, mas também pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que já pediu o arquivamento da apuração e teme que procuradores entrem na mira do inquérito. O inquérito das "fake news" já levou à censura da revista digital "Crusoé" e do site "O Antagonista", além da realização de ações de busca e apreensão em endereços de pessoas que usaram as redes sociais para atacar as instituições.

"A instrução cabível para a apreciação da medida cautelar desta ADPF realizou-se. A presente matéria demanda julgamento colegiado por razões que lhe são inerentes, cabendo, pois, indicar à pauta de julgamento do Tribunal Pleno. Assim, peço dia para julgamento da medida cautelar desta ADPF", escreveu Fachin.

O inquérito abalou a imagem do tribunal e levantou críticas dentro e fora do próprio STF. O ministro Marco Aurélio já afirmou que o inquérito é "insubsistente" e "se mostrou natimorto". Um outro integrante da Corte disse reservadamente à reportagem que não tem a mínima ideia das decisões tomadas pelo relator do inquérito, ministro Alexandre de Moraes, já que o caso tramita sob sigilo.



Câmara de Olinda conta de Bivar obras do Canal do Fragoso
Autor
Adriano Roberto

Câmara de Olinda conta de Bivar obras do Canal do Fragoso

A Câmara Municipal de Olinda aprovou hoje (14/5), por unanimidade, requerimento ao ministro Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional, solicitando a liberação de recursos de convênio para obras de dragagem e urbanização do Canal do Fragoso visando a prevenir alagamentos numa área que atende a 130 mil pessoas moradoras dos bairros de Bultrins, Fragoso, Bairro Novo, Casa Caiada, Jardim Atlântico e Rio Doce.

“O documento, além de enviado formalmente, será entregue em mãos ao ministro pelo deputado federal Luciano Bivar, que é presidente nacional do PSL – partido do presidente Jair Bolsonaro, pois este é o pleito mais urgente de Olinda,” disse o vereador Jorge Federal, presidente da Câmara Municipal de Olinda.

“Sei do compromisso que temos com Olinda e sabemos da importância e urgência na retomada das obras do Canal do Fragoso paralisadas desde 2017,” disse o deputado Luciano Bivar que recebeu o documento das mãos dos vereadores Ricardo Souza e Jorge Federal na companhia do coordenador do PSL em Pernambuco, Marcos Amaral.



Projeto leva estudantes de Petrolina para Exu e o Cariri cearense
Autor
Adriano Roberto

Projeto leva estudantes de Petrolina para Exu e o Cariri cearense

Conhecer o passado para compreender o presente e planejar o futuro. Este foi o objetivo de 68 jovens alunos de Petrolina, no sertão de Pernambuco, ao iniciarem uma expedição por Exu (PE) e seis cidades do Cariri, no Ceará – uma região conhecida nacionalmente pela importância arqueológica, histórica, cultural e mística. Lá estão localizados a Estátua do Padre Cícero, os museus de Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga, além do antigo Campo de Concentração do Buriti.

Durante três dias (9, 10 e 11 de maio), o projeto ‘Rota Sertão Mundo’ levou os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso por um passeio interdisciplinar e contextualizado, que aproximou o Sertão convencional do contemporâneo. Nas primeiras paradas, em meio à Floresta Nacional do Araripe – Apodi, na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, lições de biologia se misturavam a aspectos arqueológicos da primeira Floresta Nacional do Brasil, criada em 1946.

Acompanhados dos professores, eles também passaram pela estância hidromineral do Balneário do Caldas, na cidade de Barbalha; e fizeram uma parada na cidade de Exu (Museu de Luiz Gonzaga) para um mergulho na musicalidade e na poesia do eterno Rei do Baião.

O segundo dia da Rota Sertão Mundo começou com uma visita ao Memorial Patativa do Assaré, onde os adolescentes tiveram acesso a detalhes interessantes da trajetória deste poeta popular, conhecido por obras como o livro ‘Cante Lá que eu Canto Cá’ e músicas de sucesso: ‘Vaca Estrela e Boi Fubá’ e ‘A Triste Partida’, mais conhecidas nas vozes de Fagner e Luiz Gonzaga.

De volta à estrada, o destino foi o município de Nova Olinda, onde o assunto da aula foi a Fundação Casa Grande e o Ateliê de Seu Espedito Seleiro. Na sequência, o grupo fez uma trilha ecológica no Pontal de Santa Cruz, e seguiu para o Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, que é uma verdadeira referência para pesquisadores de todo mundo. Com um acervo de mais de 3 mil peças, principalmente fósseis do período cretáceo de cerca de 110 milhões de anos atrás, os estudantes tiveram uma narração completa da vida pré-histórica da região do Cariri. Foi também na cidade de Santana do Cariri que os alunos conheceram a história da menina Benigna, uma adolescente assassinada aos 13 anos cuja história está sendo analisada pelo Vaticano para ser beatificada.

No terceiro dia, os estudantes se despediram do roteiro após as visitas ao Campo de Concentração do Buriti, no Crato, para onde eram levados os “retirantes das secas”, no início do século 20; e ao Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, local de peregrinação e renovação da fé para milhares de fiéis brasileiros.

“Esta viagem é uma síntese dos sertões nordestinos. Tem o objetivo de ajudar nossos alunos a entenderem o significado da Caatinga e do Sertão, ao mesmo tempo em que fornece experiências reais de campo. Eles gostaram do passeio, mostraram-se curiosos em cada parada turística e acreditamos que tiraram o máximo de conhecimento dessa experiência”, comentou o coordenador do projeto, o professor Genivaldo Nascimento. O Rota Sertão Mundo já existe há 11 anos.



Fake News: Planalto desmente deputados e diz que cortes na Educação estão mantidos
Autor
Adriano Roberto

Fake News: Planalto desmente deputados e diz que cortes na Educação estão mantidos

Na véspera de uma paralisação dos trabalhadores de educação contra cortes no orçamento das universidades federais, parlamentares da base do governo e o Palácio do Planalto soltaram informações contraditórias sobre como o governo deve agir com relação ao tema.

Mais de um deputado do partido do presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite desta terça-feira, que o mandatário havia telefonado para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e ordenado que a pasta voltasse atrás no corte de cerca de 30% nos orçamentos das universidades. A informação foi confirmada ao Correio pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) e repetida até mesmo pelo líder da legenda na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO).

Pouco depois, no entanto, tanto o Ministério da Educação (MEC) quanto a Casa Civil desmentiram, por meio de nota, o que os parlamentares diziam. "Não procede a informação de que haverá cancelamento do contingenciamento no MEC. O governo está controlando as contas públicas de maneira responsável", afirmava o texto divulgado pelo governo.

Ministro convocado
Pouco antes, a Câmara havia imposto mais uma derrota ao governoe aprovado a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao plenário, nesta quarta-feira (15/5).

A visita foi marcada para o mesmo dia em que ocorrem as manifestações nacionais contra os cortes de verbas para universidades públicas e institutos federais, medida que ele precisará explicar aos deputados.



Bolsonaro recua de corte de orçamento no MEC
Autor
Adriano Roberto

Bolsonaro recua de corte de orçamento no MEC

Do UOL - Na véspera do que deve ser a primeira grande greve do seu governo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou hoje que não haja mais cortes orçamentários no Ministério da Educação (MEC).

A ordem foi passada por telefone ao ministro da pasta, Abraham Weintraub, nesta tarde. Líderes partidários reunidos com o presidente no Palácio do Planalto presenciaram o telefonema.

"O presidente ligou para o ministro na nossa frente e pediu para rever. O ministro tentou contra-argumentar, mas não tem conversa", disse ao UOL o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO).

O deputado afirmou que o valor contingenciado não será cortado em outra pasta.



Ambev tem oportunidade de emprego na Bahia e em Pernambuco
Autor
Adriano Roberto

Ambev tem oportunidade de emprego na Bahia e em Pernambuco

A Cervejaria Ambev está com vagas de emprego para as áreas de vendas e industrial. As oportunidades são para os Centro s de Distribuição em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Olinda e Caruaru. Há vagas ainda para as cervejarias que ficam em Camaçari e Itapissuma.

As vagas são para contrato imediato e para o banco de talentos. Os salários variam de acordo com o cargo. A Companhia oferece diversos benefícios como assistência médica e odontológica, abono assiduidade, vale transporte, ticket alimentação, previdência privada, seguro de vida, convênio farmácia, entre outros. Os interessados devem se inscrever apenas através do site. Não serão aceitos currículos nas unidades da empresa.



Bolsonaro embarca para os EUA nesta terça-feira
Autor
Adriano Roberto

Bolsonaro embarca para os EUA nesta terça-feira

O presidente Jair Bolsonaro embarca nesta terça-feira (14), às 23h, para a cidade de Dallas, no Texas, onde permanecerá por duas noites para encontros com autoridades locais. Um dos principais momentos da viagem ocorrerá na tarde de quarta-feira (15), quando Bolsonaro terá uma reunião privada com o ex-presidente norte-americano George W. Bush, que governou os Estados Unidos entre 2001 e 2009. Apesar de Bush ser adversário político do atual presidente dos EUA, Donald Trump, de quem Bolsonaro tem se aproximado, o governo brasileiro não vê problema no encontro entre ambos. 

"Esse encontro vem demonstrar a forma como o nosso presidente identifica o relacionamento político em amplo espectro. O fato do ex-presidente George W, Bush eventualmente fazer considerações contrária ao atual presidente, não inviabiliza, do ponto de vista político e da relação institucional, que o presidente Jair Bolsonaro vá ao encontro daquela autoridade", disse hoje (13) o porta-voz do Palácio do Planalto Otávio Rêgo Barros, em coletiva de imprensa.

Além de Bush, o presidente brasileiro vai se encontrar com o governador do Texas, Greg Abbot, o prefeito de Dallas, Mike Rawlings, e o senador texano Ted Cruz. Na quinta-feira (16), Bolsonaro será homenageado como personalidade do ano pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Anteriormente, essa homenagem seria entregue em evento na cidade de Nova York, mas o governo brasileiro cancelou a agenda na cidade após críticas do prefeito nova iorquino, Bill de Blasio, a visita de Bolsonaro. A comitiva presidencial estará de volta ao Brasil na manhã de sexta-feira (17).

O porta-voz do governo federal também comentou sobre o recrudescimento da guerra comercial entre China e Estados Unidos. Hoje, os chineses anunciaram a elevação para 25% nas tarifas contra mais de 5,1 mil produtos importados dos Estados Unidos, no total de mais de US$ 60 bilhões. 

A medida, que passará a valer a partir de 1º de junho, foi uma retaliação da China à decisão dos EUA, na semana passada, de elevarem de 10% para 25% as tarifas sobre produtos chineses, totalizando custos de US$ 200 bilhões. Para Rêgo Barros, a disputa entre as duas maiores potências econômicas do planeta acarreta danos a todos os países.    

"O governo brasileiro espera que os EUA e a China resolvam seus problemas comerciais, pois são os dois maiores parceiros do nosso país. Eventualmente, o Brasil pode beneficiar-se, não obstante, qualquer problema entre as duas maiores economias naturalmente vai acarretar dano a todo mundo", disse. 

Com informações da Agência Brasil



Deputados reclamam desprestígio e ameaçam debandada do PSL
Autor
Adriano Roberto

Deputados reclamam desprestígio e ameaçam debandada do PSL

Da coluna Radar na Veja - Não é bom o clima no PSL. Há um grupo de cerca de 15 parlamentares do partido que reclama falta de prestígio – cargos e emendas – junto ao governo.

O grupo esteve reunido com Onyx Lorenzoni há menos de um mês para externalizar a insatisfação. Não rendeu. Com dor de barriga, o ministro ficou de remarcar o encontro.

“Mostra a foto da bancada para Jair Bolsonaro e veja quantos nomes ele acerta. Aposto que ele não conhece a metade”, disse um deputado insatisfeito.

Caso não sejam atendidos, os dissidentes já estudam uma debandada do PSL após a votação da reforma da Previdência.

“Quero ver não atender a gente se formarmos uma nova bancada”, completou o parlamentar.



Operação da PF afasta prefeito de Ilhabela e mais 5 por corrupção
Autor
Adriano Roberto

Operação da PF afasta prefeito de Ilhabela e mais 5 por corrupção

O prefeito de Ilhabela, Márcio Batista Tenório (PMDB) foi afastado de sua função após a PF (Polícia Federal) realizar, na manhã desta terça-feira (14), uma operação para combater crimes de fraude à licitação, superfaturamento de preços, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa, em São Sebastião, litoral de São Paulo.

Na Operação Prelúdio II, a polícia cumpriu 21 mandados de busca, três de prisão preventiva, seis de afastamento da função pública  e um de medida cautelar diferente da prisão.

De acordo com as autoridades, a investigação mirou irregularidades em diversos contratos de obras públicas em São Sebastião. Segundo a polícia, uma empresa contratada para processar resíduos de podas e folhas e para a construção civil, transferia parte dos pagamentos recebidos pela execução do contrato à conta corrente de um laranja, que repassava o dinheiro a um agente público, responsável pela fiscalização do contrato.



DETRAN PE promove blitz educativa em Timbaúba
Autor
Adriano Roberto

DETRAN PE promove blitz educativa em Timbaúba

Com o objetivo de chamar a atenção dos condutores sobre os perigos do trânsito e o alto índice de mortes e feriados, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, agentes de trânsito das Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, Guarda Municipal, Universidade de Pernambuco - UPE, e Federação Pernambucana de Motociclismo – FEPEM, realizaram blitz educativa em Timbaúba, Zona da Mata Norte. A ação faz parte do Movimento Maio Amarelo 2019, que esse ano trabalha sob o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, com foco nos adolescentes e adultos.
 
O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade é convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas, pedestres e motociclistas. No local, a equipe entregou peças educativas com dicas de boas práticas no trânsito e fitilhos amarelos.



Pacote apoiado por Moro impediria sua indicação ao STF
Autor
Adriano Roberto

Pacote apoiado por Moro impediria sua indicação ao STF

Da coluna Bernardo Mello Franco no UOL - O presidente Jair Bolsonaro anunciou, neste domingo, que indicará o ministro Sergio Moro para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal.

A promessa contraria o pacote de 70 medidas contra a corrupção apoiado pela força-tarefa da Lava-Jato e pelo próprio ministro da Justiça.

A 29ª medida do pacote proíbe a indicação ao STF de quem tenha, nos quatro anos anteriores, "ocupado mandato eletivo federal ou cargo de procurador-geral da República, advogado-geral da União ou ministro de Estado".

A regra impediria a nomeação de Moro, que assumiu o Ministério da Justiça em janeiro de 2019.

Se aprovado, o pacote anticorrupção também pode frustrar uma eventual candidatura do ex-juiz ao Planalto depois de ocupar vaga na Corte. A proposta estabelece que os ministros do STF ficarão inelegíveis para qualquer cargo público no prazo de até quatro anos depois de deixarem o tribunal.

Moro já deu uma demonstração pública de apoio ao pacote. Em dezembro, ele se deixou fotografar com o livro "Novas Medidas Contra a Corrupção". Estava no avião a caminho do Rio, para se encontrar com Bolsonaro e aceitar o cargo no governo.