Blog do Adriano Roberto


Cabral delata juízes, desembargados e membros do MP
Autor
Adriano Roberto

Cabral delata juízes, desembargados e membros do MP

Por A Lista de Janot vem causando movimentos sísmicos na política? Pois esperem para ver a “Lista de Cabral”!!! 

A terra pode tremer de verdade. Segundo quem está por dentro do assunto e não costuma errar, neste exato momento, Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, está fazendo o primeiro depoimento de sua delação premiada.

A julgar pelo procedimento adotado pela moral profunda da Lava Jato, o prêmio de Cabral será gigantesco, né?, já que o Paradigma Sérgio Machado prova que quanto mais bandido, mais benefícios se recebem.

Quem tem acesso a coisa assegura que ela inclui 97 nomes — 97!!! — de juízes, desembargadores e membros do Ministério Público”.

A coisa vai ser feia. Como já resta claro a esta altura, existiu o petrolão, sob o comando de uma verdadeira organização criminosa, com a sua devida hierarquia, e havia o “esquema do Rio”. Ali, Cabral conseguiu, vamos dizer, a sua independência. Ele chefiava uma espécie de enclave dentro do esquema geral.

Por Reinaldo Azevedo da Veja



Moro condena Cunha a 15 anos de prisão
Autor
Adriano Roberto

Moro condena Cunha a 15 anos de prisão

Do G1 - O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou nesta quinta-feira (30) o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha a 15 anos e 4 meses de reclusão. Esta é a primeira condenação dele.

Ele foi condenado por corrupção passiva pela solicitação e recebimento de vantagem indevida no contrato de exploração de petróleo em Benin, por três crimes de lavagem de dinheiro e dois crimes de evasão fraudulenta de divisas. Eduardo Cunha foi preso no dia 19 de outubro de 2016, em Brasília.

Atualmente, ele está detido no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Na denúncia oferecida à Justiça Federal, o Ministério Público Federal (MPF) acusado Eduardo Cunha de receber propina em um contrato da Petrobras para a exploração de petróleo no Benin, na África.



Prefeitura de Triunfo esclarece auditoria do TCE no município

Prefeitura de Triunfo se posiciona a respeito de irregularidades na conservação do patrimônio histórico do município. O Tribunal de Contas do Estado divulgou recentemente o resultado de auditoria na qual aponta irregularidades na fiscalização da Prefeitura de Triunfo no tocante a conservação do patrimônio histórico do município. 

Embora a auditoria diga respeito ao exercício de 2014, a atual gestão da prefeitura de Triunfo esclarece que com apenas 3 meses já adotou ações concretas para a estruturação do setor de fiscalização e controle do patrimônio histórico e plano diretor. Para isso nomeou um engenheiro civil por meio de concurso, bem como fiscais de obras para atuarem no setor.

Estes profissionais passarão agora por capacitação para atuarem de forma correta, atendendo os requisitos primordiais para a conservação do patrimônio, enquanto isto a prefeitura não concede qualquer licença de reforma ou construção sem a aprovação e parecer da FUNDARPE. Antes mesmo de assumir a prefeitura o atual prefeito João Batista já demonstrava preocupação em relação a conservação do patrimônio histórico de Triunfo.

Ainda como vereador, instalou uma CPI na câmara municipal para apurar irregularidades na conservação do patrimônio histórico de Triunfo. A preservação do patrimônio histórico de Triunfo deve ser uma preocupação de toda a sociedade, prefeitura, Estado, comércio e do povo em geral.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Triunfo



Secretário de transportes é destaque na mídia nacional

Uma equipe da Rede TV, fez uma matéria com o secretário de transportes, deputado federal licenciado, Sebastião Oliveira, sobre a recuperação da BR 101, na região metropolitana do Recife. A reportagem também tratou da ampliação das operações no aeroporto de Fernando de Noronha e foi veiculada em rede nacional, apresentada pelo âncora do Jornal da Rede TV, Bóris Casoy. Veja no link abaixo.

http://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/redetvnews/videos/cidades/governo-de-pernambuco-inicia-recuperacao-de-trecho-da-br-101



Para petistas só Doria ganharia de Lula para presidente
Autor
Adriano Roberto

Para petistas só Doria ganharia de Lula para presidente

As pesquisas apontam o ex-presidente Lula como favorito em todos os levantamentos feitos até agora sobre as eleições de 2018, mas os militantes do PT, acham que há um possível candidato que pode trazer complicações para essa frente que o lider do Partido dos Trabalhadores tem. Trata-se do prefeito de São Paulo, João Doria, que não deixa um só dia de fazer notícia e aparecer na mídia. Essa performance, muito praticada por Lula no alge da sua carreira política, está trazendo dividendos consideráveis para o prefeito paulista. 

Com quase 100 dias de governo, João Doria surfa na popularidade. Segundo levantamento inédito feito Instituto Paraná Pesquisas, o prefeito tem 70% de aprovação dos paulistanos. O instituto quis saber ainda o que pensam os moradores da cidade sobre os principais programas municipais. A campanha contra a pichação de muros é aprovada por 84% dos paulistanos. Já o programa “Cidade Linda”, que revitaliza áreas degradadas, recebeu apoio de 80% dos entrevistados. E o “Corujão da Saúde”, que quer zerar a fila de espera para a realização de exames, é positivo para 88% do público.



Matando as saudades da Rádio Globo

Foi um grande prazer pra mim visitar as novas instalações da Rádio Globo Recife AM 720 onde fui acertar minha colaboração na programação matinal da emissora com flashes ao vivo. A Rádio Globo foi minha casa no ínicio da minha carreira de radialista, final dos anos 80 e por toda década de 90, quando trabalhei como repórter de rua e correspondente do Sistema Globo de Rádio.  

No meu currículo, nesta emissora tenho coberturas inesquecíveis, como os trabalhos feitos para o programa de Cardinot, Samir Abou Hana e Marcos Araújo. Com Marcos Araújo demos em primeira mão a morte do deputado Edson Queiroz (Dr. Fritz) entrevistando com exclusividade o agricultor que confessou o crime.

No programa Cardinot  fizemos um plantão e demos em primeira mão a grave rebelião do presídio Anibal Bruno no final dos anos 90.  Além da cobertura da visita do Papa João Paulo II a Natal e Maceió, quando tive a oportunidade de estrear como repórter correspondente do Sistema Globo, função que se estendeu por vários anos com a implantação da CBN aqui na capital pernambucana.

Estarei participando da programação das 7 da manhã ao meio dia. no programa do Bocão, com flashes sobre o cotidiano e das ruas, o que pra este operário do rádio é uma grande satisfação proporcionada pelo meu então diretor da antiga Rádio Globo da rua Floriano Peixoto, no bairro Santo Antônio, meu amigo e padrinho, Marcos Souza.

 



Ipojuca tem nova eleição para prefeito
Autor
Adriano Roberto

Ipojuca tem nova eleição para prefeito

Do G1 - Os eleitores de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, vão às urnas para escolher o prefeito no domingo (2). No município, o candidato Romero Sales (PTB) havia sido o mais votado para o cargo em outubro do ano passado, mas teve o registro indeferido por já ter uma condenação por improbidade administrativa. (Veja vídeo acima) A partir da meia-noite desta quinta-feira (30), fica proibida a propaganda em rádios e também a realização de comícios. A propaganda de rua, com distribuição de folhetos e carro de som, pode ser feita até o sábado (1º).

Quem assumiu o cargo de prefeito foi o presidente da Câmara dos Vereadores, que fica até que saia o resultado da nova eleição. Em uma sessão tumultuada, com cadeiras sendo arremessadas e spray de pimenta, Ricardo José de Souza (PTC) foi eleito presidente do Legislativo e, consequentemente, assumindo à prefeitura. O município conta com mais de 67 mil eleitores.

A cidade tem 190 seções eleitorais e, em todas elas, haverá uma urna eletrônica. A maior seção eleitoral é a localizada na Escola Municipal Manoel Luiz Uchoa Cavalcanti, onde 401 pessoas estão aptas a votar. O dia da eleição vai contar com 760 mesários.

Três candidatos disputam o cargo de prefeito de Ipojuca. Veja abaixo o perfil deles:

- Carlos Santana (PSDB) tem 60 anos, é médico veterinário, servidor público municipal, casado e foi quatro vezes prefeito de Ipojuca.

- Célia Sales (PTB) tem 52 anos de idade, ensino médio completo, é casada e é funcionária pública municipal. Ela foi a candidata a vereadora nas eleições de 2016.

- Olavo Aguiar (PMN) tem 39 anos de idade, ensino fundamental completo, casado e atualmente é vereador em Ipojuca.



TJPE realizará concurso para servidores no Judiciário estadual
Autor
Adriano Roberto

TJPE realizará concurso para servidores no Judiciário estadual

Da FolhaPe - Após quase seis anos, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizará concurso público para o cargo de servidor da Justiça estadual. O anúncio foi feito pelo presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposar ao assinar, esta sexta-feira (17), em São Paulo, com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que venceu a licitação para a realização do certame.

Na última semana, foi realizada uma reunião no Palácio da Justiça, no Recife, para abordar a elaboração do calendário preliminar e o início das tratativas do edital, previsto para ser divulgado até maio. A prova será aplicada, possivelmente, no mês de agosto deste ano.

Mais detalhes sobre o concurso, a exemplo da quantidade de vagas ofertadas e valor das inscrições, serão gradativamente divulgados pela Assessoria de Comunicação Social do TJPE no site e nas redes sociais da instituição, porém ainda não há datas para essa divulgação. O último concurso para servidor do Judiciário pernambucano foi realizado em 2011 para os cargos de técnico, analista e oficial.



Lula manda ler a Bíblia e não usar o nome dele em vão
Autor
Adriano Roberto

Lula manda ler a Bíblia e não usar o nome dele em vão

Se você é daqueles adeptos a que o ex-presidente Lula se acha Deu você está redondamente enganado! Ele não acha, ele tem certeza que é Deus. O depoimento de Lula à Justiça Federal nesta terça-feira (14) ainda repercute no país. Em especial por que ele fez algumas declarações confusas tentando usar o episódio para promover sua campanha a presidente em 2018.

Uma das frases ditas por ele, num arroubo de prepotência, pegou mal entre os cristãos. Ele se comparou com ninguém menos do que Deus. Lula insistiu que as pessoas tinham de ler a Bíblia para não usar o nome dele em vão.

Falando ao juiz sobre o fato do pecuarista José Carlos Bumlai ter usado seu nome para “facilitar” um contrato da Schahin Engenharia pela Petrobras, o ex-presidente disparou: “Doutor, se o senhor soubesse quanta gente usa meu nome em vão… De vez em quando, eu fico pensando que as pessoas tinham de ler mais a Bíblia para não usar tanto meu nome em vão”.

Parece que as metáforas religiosas que ele gosta de usar continuam de péssimo gosto. Ele já havia se comparado a Jesus em outras ocasiões. Agora, tenta equiparar seu nome ao de Deus. O trecho mencionado indiretamente por ele diz: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;” (Êxodo 20:7).

Talvez quem mais precise ler a Bíblia é o próprio Lula, pois ele se esquece que o versículo não acaba aí: “porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”, diz a segunda parte.



Mulheres podem ter prioridade em concursos no Recife
Autor
Adriano Roberto

Mulheres podem ter prioridade em concursos no Recife

Com o objetivo de colaborar, através da legislação, na correção de distorções históricas envolvendo os direitos e as conquistas das mulheres, o vereador Eduardo Marques (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife, apresentou o projeto de lei número 42/2017, que estabelece a condição de gênero, sexo feminino, como critério prioritário de desempate nos concursos públicos nos órgãos da administração direta ou indireta municipais.

A proposta já foi encaminhada para análise das comissões de Legislação, Justiça e Redação; e de Direitos Humanos e Cidadania. A prioridade do desempate nos concursos continua sendo o idoso segundo a Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), mas o segundo critério será a questão de gênero. A prioridade, inclusive, deverá ser exposta no texto do edital de convocação do concurso público municipal, ainda de acordo com o projeto de lei.

“Durante anos, as mulheres permaneceram no seio do lar e exerceram única e exclusivamente a função de dona de casa, cuidando da educação e formação dos filhos e das necessidades de seus maridos. Pernambuco, mais precisamente o Recife, sofreu durante anos a influência da cultura machista, principalmente no âmbito da Administração Pública, onde apenas os homens exerciam funções de governo e de gestão”, lembrou o vereador, na justificativa. Ele completou dizendo que na sociedade contemporânea, as mulheres têm  conquistado seu espaço no seio familiar, invertendo a cultura de dominação machista, sendo elas muitas vezes as responsáveis pela manutenção do lar.

No mercado de trabalho e na Administração Pública essa realidade se repete, de acordo com Eduardo Marques. “Contudo ainda existem severas distorções  e um longo caminho a ser trilhado na desconstrução da cultura machista e na consolidação da atuação feminina na economia. Com este projeto de lei, objetivo ampliar as conquistas das mulheres, que numericamente são maioria na sociedade, traduzindo-se em políticas afirmativas que auxiliem na luta pela igualdade de gênero e de oportunidades”, finalizou.



Nova delação de Marcos Valério tem Aécio e PSDB
Autor
Adriano Roberto

Nova delação de Marcos Valério tem Aécio e PSDB

O publicitário Marcos Valério, operador do mensalão, apresentou proposta de nova delação premiada ao Ministério Público de Minas Gerais. 

De acordo com a coluna Painel, do site da Folha de S. Paulo, o presidente do PSDB, Aécio Neves, e seu núcleo político mais próximo são os alvos da tratativa.

Ainda segundo o jornal, os tucanos de Minas devem entrar com queixa-crime contra o publicitário, sob alegação de que Valério já prestou informações falsas à Justiça e que, inclusive, mentiu sobre o próprio endereço.



Nova delação de Marcos Valério tem Aécio e PSDB
Autor
Adriano Roberto

Nova delação de Marcos Valério tem Aécio e PSDB

O publicitário Marcos Valério, operador do mensalão, apresentou proposta de nova delação premiada ao Ministério Público de Minas Gerais. 

De acordo com a coluna Painel, do site da Folha de S. Paulo, o presidente do PSDB, Aécio Neves, e seu núcleo político mais próximo são os alvos da tratativa.

Ainda segundo o jornal, os tucanos de Minas devem entrar com queixa-crime contra o publicitário, sob alegação de que Valério já prestou informações falsas à Justiça e que, inclusive, mentiu sobre o próprio endereço.