Blog do Adriano Roberto


Eleições 2020: termina em maio prazo para eleitor regularizar título
Autor
Adriano Roberto

Eleições 2020: termina em maio prazo para eleitor regularizar título

Termina no dia 6 de maio o prazo para que cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado regularizem a situação. Quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Como regularizar o título

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina em 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar.



Chefe de gabinete do Japão diz que país planeja sediar Olimpíada e continua com preparativos
Autor
Adriano Roberto

Chefe de gabinete do Japão diz que país planeja sediar Olimpíada e continua com preparativos

O secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, afirmou que seu país dará continuidade aos preparativos para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, conforme programado para este verão.

Nesta terça-feira de manhã, Suga conversou com repórteres após os líderes do Grupo dos Sete terem realizado uma videoconferência em caráter extraordinário para coordenar sua resposta à epidemia do novo coronavírus.

O primeiro-ministro Shinzo Abe, por sua vez, disse aos líderes do G7 que o Japão realizará a Olimpíada e a Paralimpíada de maneira integral. Segundo Yoshihide Suga, nenhum dos líderes globais afirmou que os jogos deveriam ser adiados.

Ele disse que o governo vai fazer os preparativos firmemente para sediar os eventos conforme planejado, ao mesmo tempo em que trabalha em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI), o comitê organizador dos jogos e o governo metropolitano de Tóquio.

Suga acrescentou que o comitê organizador da Olimpíada de Tóquio informou ao governo que o revezamento da tocha olímpica no Japão terá início em 26 de março, na província de Fukushima, conforme programado.

Escolas

O ministro da Educação do Japão, Koichi Hagiuda, informou que o governo deverá anunciar orientações para a reabertura de escolas até o fim de março.

Em entrevista nesta terça-feira (17), ele falou sobre os parâmetros que os municípios em todo o país poderão consultar para decidir sobre o momento do reinício das aulas.

Hagiuda afirmou que as condições para a reabertura das escolas em um município devem depender de fatores como a existência de infecções dentro do próprio município, bem como em seus arredores.

Segundo ele, o governo vai determinar cuidadosamente se revoga completamente ou não o pedido de fechamento das escolas.

Hagiuda também destacou que o governo vai levar em consideração os resultados das análises, a serem divulgadas por um painel de especialistas na próxima quinta-feira (19).

Acrescentou que autoridades ministeriais vão observar escolas que já reabriram para verificar os passos que devem ser dados na prevenção de infecções. Essas medidas também deverão ser anunciadas.



Jorge Federal defende suspensão imediata das aulas em Olinda
Autor
Adriano Roberto

Jorge Federal defende suspensão imediata das aulas em Olinda

“Não podemos por em risco os estudantes, a suspensão das aulas deveria ser imediata, perdemos tempos em adotar medidas efetivas para esse primeiro momento de enfrentamento ao coronavírus,” disse o vereador Jorge Federal, presidente da Câmara Municipal de Olinda.

E prosseguiu: “Não vejo justificativa para essa demora em adotar medidas preventivas nas escolas, o risco é maior que um possível prejuízo,” disse Jorge Federal ao registrar que uma criança, de 10 anos e garota de 16 anos, tiveram caso confirmados de coronavírus em Pernambuco.



Monitoramento do nascimento de ninhos de Tartaruga em Tamandaré
Autor
Adriano Roberto

Monitoramento do nascimento de ninhos de Tartaruga em Tamandaré

A Secretaria de Meio Ambiente de Tamandaré com apoio das ONGs Garis Marítimos e Ecoassociados, vem fazendo a marcação e monitoramento de ninhos de Tartaruga em nossas praias.

De novembro a março, inicia a temporada de desova e nascimento das tartarugas. Três espécies principais ocorrem com mais abundância é a Tartaruga  de Pente Eretmochelys imbricata ,  Tartaruga Verde Eretmochelys imbricata e a Oliva Lepidochelys olivacea

Os ninhos são preparados pela mamães e escondidos na faixa de restinga. Os ovos ficam no período de incubação durante 45 a 60 dias. As equipes de biólogos e voluntários realizam campanhas de sensibilização e monitoramento para acompanhar o sucesso das eclosões.



Eliane Oliveira e PSL mostra a Liderança da Mulher Sertaneja
Autor
Adriano Roberto

Eliane Oliveira e PSL mostra a Liderança da Mulher Sertaneja

Mais uma vez, Dra. Eliane Oliveira vem mostrar sua força política e a liderança da mulher sertaneja, com a organização de um grande evento em Serra Talhada, atraindo dezenas de cidades do sertão pernambucano. 

Dra. Eliane Oliveira, coordenadora do partido no Sertão, presidente do PSL em Serra Talhada e pré-candidata a prefeita,  juntamente com sua equipe e o Diretório Estadual promoveram uma grande capacitação para que os pré-candidatos do PSL de todo o sertão possam se preparar para o pleito eleitoral de outubro. Nesse evento participarão pré-candidatos a prefeitos, vices e vereadores de todo o sertão do Pajeú. 

O presidente estadual do partido, Frederico França, que veio ao evento, fez a abertura do evento e aproveitou a passagem por Serra Talhada pra se reunir com pessoas ligadas à segurança pública e fechar compromissos com nossa cidade.

Mais uma vez, a pré-candidata mostra sua liderança e articulação, provando que seu cargo de coordenadora do PSL no sertão se dá por mérito e se mantém com o bom trabalho a frente do grupo. Outro ponto importante dessa ação é a preocupação da Dra. Eliane Oliveira em capacitar seus correligionários.

Ela tem dito que faz política de forma diferente e mostra isso capacitando seus apoiadores para fazer a diferença para a população. "O PSL sertanejo terá uma eleição municipal 2020 histórica tanto em número de eleitos  como em capacidade de articulação política", disse Dra. Eliane Oliveira. 

Depois de apresentar emendas com recursos para Serra Talhada na área da Saúde e da Segurança Pública, continua trabalhando para nossa cidade e região.



Avante lança empresário para disputar a Prefeitura de Maraial
Autor
Adriano Roberto

Avante lança empresário para disputar a Prefeitura de Maraial

O empresário Sérgio da Farinha será o candidato do Avante à Prefeitura de Maraial, cidade situada na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Ele fará dobradinha com o ex-prefeito Nia, que será seu vice na disputa. “Maraial precisa de mudança. O sentimento da população é de insatisfação. As minhas ideias estão alinhadas com as do Avante, que abriu as portas para o nosso projeto”, explicou Sérgio da Farinha.



Feitosa defende que policiais civis e militares recebam o mesmo tratamento
Autor
Adriano Roberto

Feitosa defende que policiais civis e militares recebam o mesmo tratamento

“O que for oferecido para os delegados da Polícia Civil, também deve ser oferecido aos Policiais e Bombeiros Militares, além das outras categorias da segurança pública”, afirmou o deputado Alberto Feitosa após receber a informação de que o Governo do Estado negociará uma possível proposta de aumento salarial com representantes da Polícia Civil de Pernambuco.

O parlamentar fez a afirmação na reunião plenária desta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa, após receber um vídeo onde o presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (ADEPPE), o delegado Bruno Bezerra, marca uma nova data para uma reunião de deliberação sobre o que será oferecido pelo Governo de Pernambuco. 
Feitosa defende que os profissionais de segurança pública recebam o mesmo tratamento, independendo do órgão a que pertençam.



Bolsonaro fala de veto e Congresso Nacional nas redes sociais
Autor
Adriano Roberto

Bolsonaro fala de veto e Congresso Nacional nas redes sociais

Enquanto o Ministério da Saúde, autoridades monetárias e o Legislativo discutem um plano de contingência para o avanço do coronavírus no País, o presidente Jair Bolsonaro voltou a provocar o Congresso Nacional. 

Na manhã desta quinta-feira, 12, em sua conta pessoal no Twitter, o mandatário citou a derrubada do veto presidencial ao aumento do número de famílias beneficiadas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), na sessão conjunta de Senado e Câmara realizada na quarta-feira (11).

"O Congresso derrubou nosso veto e ampliou o número de famílias que podem se habilitar ao BPC, Benefício de Prestação Continuada", disse no post. E continuou: "Tal medida impõe uma despesa extra de R$ 20 bilhões ao Executivo no corrente ano."

Em resposta ao tuíte, o perfil oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou: "Jogar o ajuste fiscal em cima de idosos e pessoas com deficiência é a cara do seu governo, homenageador de miliciano. Recuperar o benefício para essas pessoas com renda de MEIO SALÁRIO MÍNIMO não prejudica o país. Sua incompetência e desequilíbrio, sim".



Policiais Civis decretam paralisação de 24h por Governo descumprir acordo
Autor
Adriano Roberto

Policiais Civis decretam paralisação de 24h por Governo descumprir acordo

Diante da mentira contada aos Policiais Civis de Pernambuco pelo governo do estado, que se comprometeu diante da impressa e do povo a apresentar uma proposta concreta de reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho da categoria hoje (11) , e não o fez, a Polícia Civil de Pernambuco vai parar por 24h, a partir da 0h, da próxima sexta-feira (13).

Além disso, foi deliberado na assembleia que já a partir de amanhã (12) a Operação Polícia Cidadã (Operação Padrão) será implementada intensamente, a partir de forte mobilização da diretoria, que logo a após a reunião já se espalhou e seguiu viagem para mobilizar todas as regiões do estado. 

Também foi encaminhada a realização de uma nova passeata, no próximo dia 19, com concentração a partir das 9h da manhã, na sede do Sinpol. Na ocasião, os Policiais entregarão oficialmente o Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES).

Para o Presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, a postura do Governo foi inadmissível. “A categoria deu um voto de confiança ao governo, mesmo com o histórico de falta de diálogo. Não paralisamos as atividades durante o carnaval em respeito ao povo pernambucano e, mais uma vez, sinalizando nossa disposição em não radicalizar. 

Mas, infelizmente, está provado que esse governo só entende a linguagem da luta. É uma pena, mas está obvio que o Governador não tem palavra. Mentiu para os Policiais Civis e para o povo pernambucano



Raquel filia 17 vereadores ao PSDB em Caruaru
Autor
Adriano Roberto

Raquel filia 17 vereadores ao PSDB em Caruaru

Prefeita Raquel Lyra consegue fazer um dos maiores atos políticos da história de Caruaru. Até então, 17 dos 23 vereadores eleitos se filiam ao PSDB.

Com este feito, Raquel Lyra mostra que além de uma gestora visionária, ela também é uma grande articuladora política.



Raquel filia 17 vereadores ao PSDB em Caruaru

Prefeita Raquel Lyra consegue fazer um dos maiores atos políticos da história de Caruaru. Até então, 17 dos 23 vereadores eleitos se filiam ao PSDB.

Com este feito, Raquel Lyra mostra que além de uma gestora visionária, ela também é uma grande articuladora política.



Abre e fecha do DETRAN-PE no aniversário de Recife e Olinda 2020
Autor
Adriano Roberto

Abre e fecha do DETRAN-PE no aniversário de Recife e Olinda 2020

Em virtude do aniversário de Recife e Olinda, comemorado nesta quinta-feira (12/03), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação - SEDUH, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, informa o abre e fecha da Sede do Órgão, localizado na Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife - PE, assim como as Ciretrans no Interior do Estado, a Unidade de Táxi - DUAT, as lojas de atendimento dos Shoppings e postos nos Expressos Cidadão.

Já as Operações Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”, Rota de Fuga e Trânsito Seguro estarão com seus agentes nas ruas para garantir a população mais tranquilidade. É importante que cada um faça seu papel. Prudência na hora de dirigir e não fazer uso da mistura fatal álcool e direção.