A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pode votar projeto da senadora Leila Barros (PDT-DF) que aumenta as penas para o furto de cabos de energia, telefone, TV ou internet. O PL 2.459/2022 aumenta a pena em um terço e dobra a punição para a receptação desses materiais. Em agosto do ano passado, o Senado aprovou um projeto de lei semelhante (PL 4.997/2019), do senador Lucas Barreto (PSD-AP). A proposta seguiu para a Câmara dos Deputados.
Dados divulgados pela Conexis Brasil Digital, grupo que representa as principais operadoras de telefonia e internet do país, revelam que os roubos e furtos de cabos de telecomunicação no Brasil atingiram patamar recorde no primeiro semestre de 2023. Neste período, foram furtados quase 2,9 mil km de fiação, o equivalente a 16 km por dia, diz a entidade.
Em comparação ao mesmo período no ano de 2022, houve um aumento de 23,5% de ocorrências. No primeiro semestre daquele ano, foram furtados 2,3 mil km de cabos. As consequências destes roubos atingiram 7 milhões de pessoas em todo o território nacional.
1 Comentários
Muito bom pelas suas informações
ResponderExcluir