Frente de Combate à Fome irá fiscalizar qualidade da merenda escolar em Pernambuco

 


Visando mapear a situação da alimentação escolar em Pernambuco, a Frente Parlamentar de Combate à Fome da Alepe anunciou o lançamento do projeto “De Olho na Merenda”. A ideia é criar uma central de denúncias com a função de vistoriar ocorrências nas merendas das escolas, como alimentos em má qualidade ou com presença de larvas, por exemplo. 

As denúncias podem ser feitas no site www.deolhonamerenda.com.br. O cadastro exige informações sobre o endereço da escola, além de abrir espaço para descrever o ocorrido e sua frequência. Também é preciso responder se a gestão escolar foi informada, dentre outros questionamentos.

DEMANDA – Projeto tem origem em queixas vindas das escolas, relata Rosa Amorim. Foto: Roberta Guimarães

O lançamento ocorreu na reunião do colegiado na Alepe, realizada na manhã desta quarta (13). A deputada Rosa Amorim (PT), coordenadora da Frente, informou que o ponto de partida desse projeto foram as diversas queixas de problemas com merenda. 

Uma dessas denúncias ocorreu na semana passada, na Escola Técnica Dom Bosco, situada no bairro da Tamarineira, no Recife. Houve o informe de que não haveria merenda para o turno da noite, o que motivou o cancelamento de aulas.

Anonimato

O informante pode optar por ser anônimo e não informar seus dados pessoais na formalização da denúncia, destacou a deputada Dani Portela (PSOL). 

SIGILO – Anonimato é importante para evitar perseguição, avalia Dani Portela. Foto: Roberta Guimarães

“É muito importante que os alunos possam preservar sua identidade pelo medo de fazer a denúncia. Sabemos que muitos alunos e alunas podem sofrer perseguição dentro da escola por isso”, considerou a deputada. 

A questão da anonimidade foi reforçada pela professora representante do Centro Sabiá e integrante do Fórum de Segurança Nutricional de Pernambuco, Sônia Lucena.

Ela avalia que, para além dos alunos, essa central anônima é importante também para os professores, diretores e servidores escolares,que podem notificar situações incorretas de forma mais efetiva. 

“Os alunos não têm acesso a um depósito de alimentos de uma escola, por exemplo, até por uma questão de segurança e de cuidado. Por isso os funcionários são muito importantes, e precisam de um canal de comunicação para fazer denúncias”, salientou. 

Outras ações

SERVIDORES – Sônia Lucena aponta que funcionários podem ser uma fonte importante de denúncias. Foto: Roberta Guimarães

A central de denúncias é uma iniciativa que vem em conjunto com outras propostas apresentadas pelo grupo parlamentar, que pretende construir um mapa que desenhe a situação da alimentação escolar no Estado. 

Nesse contexto, foi produzida uma cartilha intitulada “Prato Cheio” a ser distribuída nas escolas.  A publicação conta a história da fome no Brasil, utilizando interatividade por meio de gráficos e caça-palavras.

A cartilha aborda, por exemplo, a atuação de Josué de Castro no combate à fome e, as leis e programas existentes para alimentação escolar, 

A Frente Parlamentar também realizará visitas técnicas nas escolas para avaliar se existe um ambiente correto e propício para alimentação. Será verificado se há contaminação por larvas ou insetos, além da existência de refeitório adequado e cozinheiro no local. 

Também serão avaliados pontos como a presença de ultraprocessados na alimentação e a disponibilidade de cardápio para alérgicos, entre outros.


Postar um comentário

0 Comentários