Orquestra de Câmara da ONG Giral abre seminário na Unifafire



A PROPOSTA:

Vamos mostrar a primeira apresentação este ano no Recife, da Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria da ONG Giral. A orquestra fará a abertura do 27º Encontro de Educação e Literatura Infantojuvenil do Centro Universitário Franssinetti do Recife (Unifafire), que acontecerá nesta segunda-feira, dia 20. 

Esta será a oportunidade da Orquestra de Câmara da Giral apresentar com exclusividade o repertório que marcará a 1ª turnê do grupo por mais de dez cidades do Interior de Pernambuco. Ao todo são 31 crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 20 anos, os quais estiveram numa rigorosa audição musical seletiva. 

O objetivo foi escolher os melhores talentos que participarão da Turnê Estadual, depois de uma série de apresentações realizadas em 2023, no Teatro Santa Isabel, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Câmara de Vereadores do Recife e em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. 

REPERTÓRIO DE DOMÍNIO PÚBLICO

A formação da orquestra foi um dos maiores desafios da Giral, com a proposta de reunir crianças, adolescentes e jovens que tivessem algum talento à música e fazê-los ter uma formação clássica irrepreensível. Todos são filhos de agricultores e moradores da zona rural de Glória do Goitá e outras cidades da Zona da Mata Norte do Estado. Apesar do pouco tempo de formação – apenas um ano e meio – eles aceitaram o desafio de pegar a estrada, para um espetáculo que deve emocionar várias plateias. “O nosso desejo sincero é de sermos motivo de inspiração a outros jovens que desejam seguir a carreira de músicos eruditos”, destaca o presidente da Giral, Leonildo Moura.

A apresentação na Unifafire acontecerá às 19h, sob a batuta dos maestros Jonatas Araújo e Leonardo Oliveira – também professores de música da ONG Giral. O repertório escolhido privilegiará músicas de domínio público, a exemplo de O Grilinho (composta em 1919), Alecrim dourado (de origem desconhecida), a Nona sinfonia de Beethoven (que estreou no Theatre Am Kärntnertor de Viena em 1824), Brilha Brilha Estrelinha (de origem francesa e de autoria desconhecida, que inspirou o compositor Mozart).

O 27º Encontro de Educação e Literatura Infantojuvenil vai até o dia 22 de maio, no horário das 18h às 21h50, promovido pelos cursos de Licenciatura de Letras e de Pedagogia e participação e da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). A programação contará com palestras, mesa de diálogo, oficinas, minicursos, lançamento de livros, relatos de experiências dos programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados no âmbito dos cursos de Letras e Pedagogia. No decorrer do evento acontecerão exposições e feira de livros organizada pelas instituições parceiras.

CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

Antes da solenidade de abertura do Encontro de Educação e Literatura Infantojuvenil da Unifafire, o presidente da Giral, Leonildo Moura e a Reitora do Centro Universitário, Maria das Graças Soares da Costa formalizam o convênio entre as duas instituições, que permitirá intercâmbio de conhecimentos, cooperação técnica e oportunidades de descontos para cursos destinados aos alunos da Giral.

Postar um comentário

0 Comentários