Assédio e importunação sexual dentro dos ônibus é tema de capacitação para motoristas de coletivos



Forçar contato físico no ônibus é importunação sexual, isso é crime previsto em Lei e pode ocasionar pena de prisão de 1 a 5 anos. Com a aproximação dos festejos carnavalescos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte, vai realizar amanhã (30), das 11h às 12h, no auditório da sala de monitoramento, quando funcionários do Consórcio e das operadoras de ônibus (motoristas) serão capacitados sobre com agir em caso de ocorrências de importunação e assédio sexual dentro do coletivos.

A colaboração mútua inclui ainda a realização de formação sociopolítica para os colaboradores do Consórcio feita pela SecMulher. A capacitação inclui as principais queixas das mulheres que participam das festas de Momo como importunação e assédio sexual, como identificá-las, evitá-las e denunciá-las.

A pasta ainda disponibilizará material de enfrentamento à violência contra a mulher para que a empresa possa distribuir em sua frota de 2.200 ônibus dentro da Região Metropolitana do Recife e também receberá cartazes da campanha da SecMulher para o Carnaval de Pernambuco que serão entregues em todos os Terminais Integrados do Estado.

A ideia de debater importunação e assédio sexual de todo tipo de ação, gesto ou palavra que atinja a autoestima, a segurança, a dignidade e moral de um indivíduo em seu ambiente de trabalho ou nos ônibus , causando-lhe constrangimento ou vergonha. Já o tema nos transportes públicos será fruto de um grande debate, que visa conscientizar as vítimas da importância do registro de ocorrência diante do assédio. O assédio no transporte coletivo é a situação de violência mais vivenciada pelas mulheres no dia a dia.

Matheus ressaltou que além disso, ao longo do ano, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do CTM dará continuidade as ações no enfrentamento a prática criminosa de surf e amorcegamento no ônibus, quando são distribuídos panfletos à população, além de mini palestras proferidas pelos educadores e fiscais com objetivo de alertar sobre os riscos de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus; gentileza nos ônibus, e respeito aos idosos dentro dos coletivos. 

A campanha é uma forma de chegar junto aos passageiros e motoristas, conversando e orientando para que eles procurem o consórcio e denunciem essa prática. Estão sendo mapeados quais os corredores, vias e linhas onde vem acontecendo esse ato. São ações que colocam em risco os motoristas, usuários e transeuntes, e a própria vida da pessoa que está em cima ou pendurada nos ônibus.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

SERVIÇO

Assédio e importunação sexual dentro dos ônibus é tema de capacitação para motoristas de coletivos

Data: 30/01/2024

Local: sala de monitoramento do Grande Recife, Cais de Santa Rita, 600, Santo Antônio

Horário: 10h às 12h

Postar um comentário

0 Comentários