Nos corredores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), o assunto não é licenciamento ou multas, mas sim a temperatura política que ferve entre o Palácio do Campo das Princesas e o Partido Progressistas (PP). A "rádio peão" - como é conhecido o boca a boca informal entre servidores e comissionados - opera em volume máximo com o rumor de que o deputado federal Eduardo da Fonte estaria prestes a entregar os cargos que detém na autarquia.
O Peso do PP no Detran
Desde maio de 2024, o Detran-PE está sob a influência direta do PP, após a governadora Raquel Lyra retirar o espaço do PL. A presidência é ocupada pelo delegado Vladimir Lacerda Melquíades, indicado por Eduardo e seu filho, o também deputado Lula da Fonte.
O órgão é uma das "joias da coroa" do governo estadual devido ao seu orçamento bilionário e capilaridade em todo o estado. Por isso, qualquer ruído de entrega de cargos sinaliza um abalo sísmico na base governista.
Por que o rumor ganhou força agora?
Existem três fatores principais que alimentam a rádio peão neste início de 2026:
Aproximação das Eleições 2026
Com o calendário eleitoral batendo à porta, o PP, que possui uma das maiores bancadas na Alepe, começa a recalcular sua rota. Eduardo da Fonte já sinalizou em entrevistas que o partido tem tamanho para ter candidatura própria ao governo ou ao Senado.
Cobrança por Espaço e Autonomia
Rumores indicam que a relação com o governo Raquel Lyra estaria enfrentando "gargalos" administrativos, e a entrega de cargos seria uma forma de o PP retomar sua independência total para negociar alianças.
Movimentações na Alepe
As votações recentes e a pressão por pautas de categorias (como a dos militares, defendida por Dudu da Fonte) têm criado momentos de tensão que respingam nas indicações políticas.
O que dizem os bastidores
Oficialmente, o PP mantém o tom de colaboração. No entanto, fontes ligadas ao partido sugerem que "quem tem prazo não tem pressa", e que a entrega dos cargos poderia ser o primeiro passo de um desembarque estratégico. Para os funcionários do Detran, o clima é de incerteza, com muitos já "limpando as gavetas" diante da possibilidade de uma nova reforma administrativa.
"A política em Pernambuco é como o trânsito no Recife em dia de chuva: pode travar a qualquer momento", comenta um servidor que preferiu não se identificar.
Se a rádio peão estiver certa, o governo Raquel Lyra terá que buscar um novo equilíbrio de forças em um ano decisivo. Mas os rumores já estão cravando o novo comando e os nomes cotados pertencem ao grupo do ministro da pesca, André de Paula.

0 Comentários